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CAFÉ E ATIVIDADE FÍSICA!!!

30 Oct 2017

Olá turma, tudo bem com vocês? Faz 1 ano que eu simplesmente viciei em café! Pois é, antes raramente eu tomava uma xícara pequenininha.... hoje, viciada, daquelas de tomar café em todas as cafeterias mais fofas que eu passar na frente!!! kkkkkk

Além disso, percebi que um cafézinho antes de treinar, cai muito bem!!!  

Por este motivo, andei lendo algumas coisas sobre a relação do consumo de café para atividades físicas, e quero compartilhar com vocês!

Um beijinho,

Drica

 

 

 

Tomar café antes do treino melhora o rendimento porque a cafeína tem efeito estimulante no cérebro, aumentando a disposição e a dedicação para treinar. Além disso, ela atua aumentando a força muscular e diminuindo a fadiga no pós treino, que é a sensação de cansaço e exaustão muscular depois da prática de atividade física.

Os efeitos do café funcionam tanto para atletas quanto para praticantes de atividade física, mas quem tem o hábito de tomar 2 xícaras de café diariamente ou bebidas que contêm cafeína, como refrigerantes e chás, pode não sentir os efeitos durante o treino, pois o corpo já está habituado com o efeito dessa substância. O que se deve tentar fazer nesses casos é deixar de consumir produtos com cafeína por pelo menos 10 dias, para então iniciar o consumo de café antes da atividade física. 

Benefícios do café durante o treino

Aumento da atenção e da concentração;

Melhora do humor;

Aumento da agilidade;

Aumento da força de contração muscular;

Aumento da queima de gordura nos músculos.

O efeito do aumento da queima de gordura do café favorece a perda de peso e o aumento da massa muscular, assim como melhora a sensação de fadiga no músculo depois da atividade física.

Quantidade de café que se deve consumir antes do treino

A quantidade de café que se deve consumir antes do treino é de cerca de 400 ml, pois recomenda-se uma ingestão de 5 mg de cafeína por kg de peso corporal, podendo ir até um máximo de 250 mg de cafeína antes do treino, e o ideal é que ela seja consumida cerca de 1h antes do treino. Porém é preciso ter cuidado com as quantidades de cafeína que são ingeridas, pois esta substância pode provocar overdose. Saiba mais em Café e bebidas com Cafeína podem causar Overdose. 

Além do café, a cafeína também está presente em outros alimentos, como refrigerantes e chocolates. 

Também é importante lembrar que apesar de a cafeína melhorar o desempenho da atividade física, o seu consumo em excesso pode provocar sintomas como palpitações cardíacas, dores de cabeça e insônia.

Além da cafeína, as bebidas energéticas caseiras também são uma ótima opção para melhorar o rendimento do treino, dando mais energia para treinar.

 

 

Fonte: tuasaude.com.br  / Fotos: Google. 

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