QUEM VENDE PELO INSTA, PRECISA TER CONTA COMERCIAL - ENTENDA AS VANTAGENS!

September 16, 2019

Posts Em Destaque

10 SINAIS DE INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN!!!

4 Dec 2017

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje o post é sobre o tão comentado glúten! Resolvi falar um pouco sobre esse assunto, pois  tenho intolerância a ele (não sou celíaca) e estou numa fase "aguda"!

Descobri isso, quando fui ao médico, Dr. Wanderley Pires, aqui em Campinas. (www.vitaminadmedicinaesaude.com.br) .

Amo amo amo pão! Pão francês, pão caseiro, pão de queijo, bolos, pizzas etc... ADORO! Então, não preciso nem dizer que eu não estava restringindo NADA na minha alimentação, né? rsssss

Massssss... óóóbvio que o corpo gritou!

Acredito que, assim como eu,  várias pessoas também apresentam esses sintomas e não sabem que tudo isso pode estar relacionado a esta proteína.

A notícia boa, é que o mercado para esses alimentos cresceu muito e conseguimos encontrar com facilidade em lojas especializadas e alguns supermercados.

Importante: Procure um profissional especializado, para que você tenha um diagnóstico correto.

Abaixo, um pouco sobre os sintomas da intolerância ao glúten.

Até mais!! Beijos

Drica

O glúten é uma proteína presente em alimentos como o trigo, o centeio e a cevada.

Em algumas pessoas ele não causa nenhum tipo de efeito negativo ao ser ingerido, enquanto em outras podem desencadear uma série de sintomas que pioram a saúde.

Até o momento há mais de 55 doenças relacionadas a esta proteína, e estima-se que 99% dos intolerantes não tenham sido diagnosticados de forma oficial. A falta de sintomas contundentes e a falta de conhecimento de sua existência são dois fatores que dificultaram a sua detecção.

PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS

Um dos sintomas mais comuns da intolerância ao glúten são os transtornos digestivos e intestinais.

Após ingerir alimentos que o contêm, é comum que a pessoa sinta incômodos como:

Distensão abdominal

Diarreia ou prisão de ventre

Gases

Dor abdominal

Disquesia

Síndrome do intestino irritável

O alívio de todos estes sintomas costuma ocorrer ao eliminar todos os alimentos, que contenham esta proteína, da dieta.

FADIGA

Após consumir trigo ou qualquer outro grão que contenha glúten, alguns indivíduos se sentem cansados e com dificuldades para se concentrar. A contínua sensação de fadiga e fraqueza poderia estar indicando que se requer uma mudança na dieta.

DORES DE CABEÇA

O consumo desta proteína causa um desequilíbrio nos processos inflamatórios do corpo, que afeta a função do sistema nervoso.

Como consequência, ocorre uma série de reações, entre as quais se destacam as constantes dores de cabeça e as enxaquecas.

DESEQUILÍBRIOS HORMONAIS

A TPM, a síndrome do ovário policístico e a infertilidade poderiam ter alguma relação com a intolerância a estes alimentos. Alguns ginecologistas ou profissionais de saúde recomendam que as pacientes com estes problemas substituam os alimentos que o contêm.

PROBLEMAS NAS ARTICULAÇÕES

Como já mencionamos, o glúten faz com que o corpo se exceda em seu nível de inflamação e desenvolve reações prejudiciais.

Uma das mais preocupantes tem a ver com as articulações, já que com frequência o consumo aumenta seu inchaço e causa dor. As áreas mais afetadas são as mãos e os joelhos.

A QUERATOSE PILAR

A queratose pilar ou queratose folicular é um transtorno cutâneo que se caracteriza pelo aparecimento de protuberâncias com uma leve cor avermelhada.

Esta condição se deve a uma absorção escassa da vitamina A e dos ácidos graxos essenciais, que é causada pelos danos intestinais devido à exposição prolongada ao glúten.

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é caracterizada pela dor crônica e a rigidez nos músculos e nas articulações. Diferentemente de outras condições, esta, causa constantes episódios de dor, cuja origem não está definida.

Embora esteja relacionada a muitos fatores, acredita-se que a eliminação do glúten do plano alimentar pode ajudar no controle dos sintomas.

SINTOMAS NEUROLÓGICOS

A inflamação que o glúten causa no sistema nervoso, assim como a fraqueza do sistema imunológico, faz com que ocorram sintomas neurológicos como a vertigem e a sensação de formigamento.

As pessoas que estão expostas constantemente ao glúten têm mais risco de desenvolver uma doença autoimune do que aquelas que não o ingerem. Esta proteína aumenta a inflamação e leva a transtornos graves como:

A psoríase

A colite ulcerativa

A esclerodermia

O lúpus

A artrite reumatoide

A esclerose

A tireoidite de Hashimoto

PROBLEMAS DE CONDUTA

Os problemas psicológicos mais comuns apresentam uma certa melhoria quando eliminamos totalmente o glúten da dieta. Eles incluem:

A ansiedade

A depressão

O TDAH

O estresse

A irritabilidade

Os sintomas da intolerância ao glúten costumam variar em cada caso, o que leva a confundi-lo com outros transtornos. Os pacientes com doença celíaca podem demorar entre 6 e 10 anos até receberem um diagnóstico acertado.

No caso de identificar vários sintomas entre os que foram citados aqui, o mais conveniente é consultar um médico e evitar o consumo de alimentos com glúten.

Fonte: melhorcomsaude.com.br / Fotos: Google

Tags: