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Você sabia que, granola industrializada não é saudável?

28 May 2018

 

Gentemmmm... olha que bacana o que a nutricionaista Maria Gama diz sobre  a GRANOLA!!

Adorei e vou fazer essa receita!!!! 

Espero que gostem também!

Beijosss

Drica 

 

 

 É certo que, devido à sua composição, a granola é saudável e nutritiva. Porém, o problema está nas granolas industrializadas que, na sua maioria, têm teores de açúcar exageradamente elevados. 

 

Algumas granolas chegam a ter até 25 gramas de açúcar e são altamente calóricas. Além disso, 25 gramas de açúcar é o limite máximo recomendado por dia.

Por isso, o ideal é fazer a própria granola em casa e, assim, controlar a quantidade de açúcar que é adicionada.

 

GRANOLA COM BANANA

 

— 150 gramas de flocos de aveia;
— 100 gramas de flocos de centeio;
— 50 gramas de farelo de trigo;
— 40 gramas de nozes;
— 40 gramas de amêndoas;
— 25 gramas de sementes de girassol;
— 25 gramas de sementes de linhaça;
— 25 gramas de pevides de abóbora;
— 10 gramas de bagas goji;
— 20 gramas de azeite;
— Uma banana.

 

Como fazer: 

Pré-aqueça o forno a 160 graus. Depois, comece por partir os frutos secos (amêndoas e nozes) até ficarem em pedaços pequenos. Coloque numa taça os cereais, os frutos secos partidos e as sementes. De seguida, envolva bem todos os ingredientes até ficar uma mistura homogenea e posteriormente adicione o azeite, misturando bem. Esmague a banana num prato ou numa tigela e adicione à mistura anterior, até que fique bem envolvido. Coloque no tabuleiro de forno papel vegetal e, de seguida, o preparado, durante cerca de 20 minutos. Mexa uma ou duas vezes. Pode misturar, por exemplo, com iogurte.

 

 

GRANOLA COM MAÇÃ E CÔCO

 

Do que precisa: 

 

— 180 gramas de flocos de aveia;
— Três mãos cheias de arroz tufado;
— Duas colheres de sopa de coco ralado; 

 


— Meia chávena de frutos secos;
— Sumo de meia laranja;
— Raspa de uma laranja;
— Uma maçã;
— Canela (a gosto);
— Uma colher de sopa de azeite.

Como fazer: 

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Comece por partir os frutos oleaginosos grosseiramente (nozes, avelãs, amêndoas). Coloque numa taça os cereais, os frutos oleaginosos partidos, a raspa de laranja e a canela. Misture. Depois, parta a maçã em pedaços pequenos e envolva na taça. Por fim, adicione o sumo de laranja e o azeite, e misture bem. Coloque no tabuleiro de forno papel vegetal e, de seguida, o preparado, durante cerca de 20 minutos. Mexa uma ou duas vezes.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: nit.pt  / Imagens: Google 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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